segunda-feira, 29 de março de 2010

Pesso@l do Projeto Nas Ondas do São Francisco!

  
O CBHSF está em período eleitoral, precisa, portanto, que se faça a divulgação o mais ampla possível que contribua para estimular que a sociedade participar cada vez e mais e melhor na Política Nacional de Recursos Hídricos.

Neste sentido, o Projeto Nas Ondas do São Francisco quer dar seu apoio através da publicação dos spots à disposição no blog para serem veiculados com os demais; mais informações sobre o processo seguem abaixo.

Contamos com se apoio fazendo a rede NODSF (Nas Ondas do São Francisco) funcionar a todo vapor! Com vocês, vamos chegar a todos os cantos recantos da BSF. Muito obrigada.

Baixe texto eleições
AQUI

Spots para divulgação
- SPOT 1 - SPOT 2 - SPOT 3 -
  

domingo, 28 de março de 2010

Resultados das Oficinas do Submédio e do Médio São Francisco

   
Resultados finais obtidos pelos participantes da
Oficina de Afogados da Ingazeira/PE
nos dias 15 e 16 de março


Clique na imagem para aumentar

Resultados finais obtidos pelos participantes da
Oficina de Propriá/SE
nos dias 18 e 19 de março


 Clique na imagem para aumentar

No caso da turma do Baixo SF, como houve um grande número de participantes, foi necessário criar mais 3 grupos, perfazendo o total de 8 Grupos.

Parabéns aos participantes, obrigado a tod@s pelo belo trabalho e ótimos resultados!
Até as próximas Oficinas de Produção de Conteúdos de Rádio em abril.

Equipe Técnica do Projeto Nas Ondas do São Francisco.
  

sexta-feira, 26 de março de 2010

Coleciona 10 - Fichário d@ Educador Ambiental

O COLECIONA: fichário d@ EducadorAmbiental é o periódico eletrônico bimestral do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, que traz ações e experiências de educadores que vivem a EA diretamente com as comunidades. 
 

quinta-feira, 25 de março de 2010

Mutirão de Limpeza das Corredeiras do rio São Francisco

A comunidade da cidade norte mineira de Pirapora se une para limpeza das corredeiras do rio São Francisco.

O acumulo de barro entre os canais, muito mato enraizado entre as pedras, dificultava a subida dos peixes na piracema e já estava afetando o abastecimento de agua da cidade.

Munidos de enxadas, pás, carrinhos de mão e muito boa vontade, todos participaram. Poderão ver por este vídeo, das crianças aos mais velhos todos participaram de uma forma ou outra.


Eu posso dizer com orgulho: Eu estava lá!

Juntos somos mais!
Aparício Mansur - velhochico.net

Resolução do Conama publica diretrizes para as campanhas, ações e projetos de EA

   
As campanhas e projetos de comunicação e educação ambiental ganharam novas orientações e diretrizes para linguagem e abordagem inclusive em conteúdos de livros didáticos e publicações oficiais destinadas à educação no País. A resolução, aprovada pelo Conama em novembro de 2009, tem o objetivo de assegurar a universalização do acesso à informação ambiental, de forma clara e transparente, aos diversos grupos sociais.

A medida surgiu da necessidade de atualização e adaptação de conteúdos que nem sempre refletem a realidade das questões socioambientais e sua contextualização entre os dilemas da atualidade. Para Rachel Trajber, coordenadora geral de educação ambiental do MEC, a resolução adapta os conteúdos aos novos tempos, onde o debate mundial em torno das mudanças climáticas assume novas proporções.

A idéia é sintonizar a educação ambiental praticada no Brasil à Política e ao Programa Nacional de Educação Ambiental, a cargo do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o MEC. A resolução se direciona a conteúdos na Internet, produção de material didático e filmes educativos. Muitas publicações atuais trazem, segundo Rachel, informações equivocadas e abordagens impróprias dos problemas ambientais.

A interação com o Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA, em especial o próprio CONAMA, e com o Órgão Gestor da Educação Ambiental, prevista na resolução, propiciará uma melhoria de qualidade dos conteúdos, sem qualquer engessamento. O foco é a promoção da cidadania ambiental, sendo que o debate em plenário contou também com observações da Secretária Nacional de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Dra. Samyra Crespo, responsável pela política de educação ambiental no âmbito do MMA.

terça-feira, 23 de março de 2010

Notícia veiculada no Brasília Confidencial

Clique para aumentar

Dia Mundial da Água

ONU-Agua dedica el Día Mundial del Agua en 2010 al tema de la calidad del agua con el objeto de demostrar que en la gestión de los recursos hídricos la calidad de ese recurso es tan importante como la cantidad.

El Día Mundial del Agua en 2010 tiene por objeto:

* Fomentar la concienciación en cuanto a la conservación de ecosistemas sanos y del bienestar humano abordando los crecientes desafíos en relación con la calidad del agua que se plantean a la gestión de ese recurso, y

* Dar mayor realce al tema de la calidad del agua exhortando a gobiernos, organizaciones, comunidades y personas en todo el mundo a que adopten medidas en relación con ese tema y realicen actividades de prevención de la contaminación, limpieza y rehabilitación, entre otras.

http://www.unwater.org/worldwaterday/index_es.html

domingo, 21 de março de 2010

“Ondas do São Francisco” realiza oficina ambiental em Própria (SE)

Com a participação de mais de 50 ambientalistas de diversos setores do governo e da sociedade civil, com especial participação de rádios e radialistas de várias regiões do Rio São Francisco, encerrou hoje a primeira fase do projeto “Nas Ondas do São Francisco”, que acontece nas quatro bacias do “Velho Chico”, e mistura oficinas ambientais com oficinas de técnicas radiofônicas. Depois de passar por Arcos (MG), Barreiras (BA), Afogados de Ingazeira(PE) o projeto finalizou esta primeira fase no município de Própria (SE), nas margens do Rio São Francisco.

Iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, inspirado em projeto semelhante no estado do Rio de Janeiro, “Ondas do São Francisco” tem reunido muitos educadores, ONGs, militantes ambientalistas e entidades governamentais, como secretarias estaduais e municipais de ambiente além do IBAMA e até universidades públicas e privadas. Nesta etapa em Própria estiveram presentes pessoas das mais diversas regiões como: Aracaju, Brejo Grande, Recife, Salvador, Brasília, Santana do São Francisco, Pededo, Poço redondo, Arapiraca, Maceió, Piabuçu, Delmiro Gouveia, entre outras.

Pela primeira vez na historia o movimento ambientalista conta agora com um grupo de rádios que imbuídas do mais nobre espírito de responsabilidade social se comprometeu em apoiar a sociedade civil e o governo federal nesta luta pela revitalização do São Francisco. Só na região do baixo São Francisco até agora cerca de 5 rádios já estão envolvidas nas atividades das oficinas trazendo o seu conhecimento e participando ativamente nas discussões que surgem durante as oficinas. Estas rádios veicularão na sua programação as campanhas ambientais que serão criadas e gravadas durante a segunda etapa do projeto que retornará nos meses de abril e maio de 2010 para estas mesmas 4 cidades .

O encerramento do evento contou com a participação do Secretário de Cultura e Meio Ambiente de Própria, Marcos Antonio Bezerra, que está empenhado na realização da segunda Oficina de Própria que acontece no início do mês de maio. 

Por Claudio Sales

sábado, 20 de março de 2010

Rádio Penedo FM representa Baixo São Francisco em encontro do MMA


Realizada com a participação de representantes dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, além de Organizações Não-Governamentais – ONG’s, Poder Público, pescadores, índios e rádios, aconteceu nos dias 18 e 19 de março, no município de Propriá, em Sergipe, mais uma reunião do projeto “Nas Ondas do São Francisco”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) que visa elaborar spot’s (fonograma utilizado como peça publicitária em rádio) com temas educomunicativos em defesa da preservação da Bacia do São Francisco.
Técnicos do Ministério do Meio Ambiente discutiram durante os dois dias, propostas que levassem a elaboração dos spot’s, programados para começar a veicular a partir do mês de julho de 2010. Para o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, Fernando Veras, o projeto “Nas Ondas do São Francisco” é uma oportunidade única, onde os técnicos do MMA conhecem de perto os problemas regionalizados, vividos pela comunidade ribeirinha que residem nas regiões da Bacia do Baixo São Francisco.

Apesar do município de Propriá sediar duas rádios, apenas a Rádio Penedo FM participou do encontro, sendo a única representante do Baixo São Francisco. A Propriá FM confirmou a participação no projeto, no entanto, informou aos organizadores que não poderia participar do encontro realizado em sua própria cidade.

Além da Rádio Penedo FM, outra emissora alagoana que também participou dos debates foi a Delmiro FM, representada ainda com sua AM. A cidade de Nossa Senhora da Glória esteve presente com a Rádio FM Boca da Mata e o Estado da Bahia participou do encontro com a Terra Nova FM, parceira do projeto desde o seu lançamento.

O prefeito de Propriá, Paulo Britto (PT) não participou da abertura do evento, sendo justificada sua ausência por seu Secretário de Municipal de Cultura e Meio Ambiente, Martinho José da Silva. Por ele foi informado que o chefe do executivo municipal esteve no momento da abertura da reunião, com um promotor de justiça que impetrou ação civil pública contra o município pedindo a retirada dos lavadores de carros das margens do Rio São Francisco.

A terceira e última reunião que será realizada no Baixo São Francisco antecedendo o lançamento oficial dos spot’s nas rádios está programada para acontecer no mês de maio.

O Projeto

“Nas Ondas do São Francisco” é um projeto educomunicativo que tem o rádio como ferramenta de estímulo às comunidades, para que essas participem nos processos locais de desenvolvimento, levando em consideração suas relações com os seus rios e com a bacia hidrográfica.

por Rafael Medeiros 

Participantes da Oficina de Afogados da Ingazeira (PE)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Propriá recebe o Nas Ondas do São Francisco

 
Esta acontecendo no dia de hoje, dia 17 de março ate o dia 18 de março, na cidade de Priporá – Sergipe, a 4a. oficina da primeira etapa do projeto NAS ONDAS DO SÃO FRANCISCO, tendo como palestrante a coordenadora ANDREIA CARESTIATO.

Entre os assuntos abordados já nesta manhã a apresentação do projeto, os agradecimentos aos parceiros, colaboradores e a todos os presentes; a paresentação da primeira parte da apresentação das políticas publica do MINISTERIO DA INTEGRAÇAÕ NACIONAL E O MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE.

Agora nesta tarde do dia 17 de março, a palestrante apresenta passo a passo aos presentes a segunda parte das políticas públicas aplicadas e seus moldes para o desenvolvimento da oficina de radioeducomunicação do projeto.

Celso Luís
Jornalista
TerraNova FM
www.terranovafm.com.br

terça-feira, 16 de março de 2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

Entrevista da Rádio Pajeú com o Prefeito de Afogados da Ingazeira - Totonho Valadares

Baixe o Arquivo AQUI

Entrevista da Rádio Pajeú com o Assessor do Governo Municipal de Afogados da Ingazeira

Baixe o Arquivo AQUI

Afogados da Ingazeira realiza oficina de revitalização da bacia do São Francisco

Até amanhã (16), Afogados da Ingazeira sedia a oficina do programa Nas Ondas do São Francisco. O objetivo do encontro é capacitar profissionais de comunicação, agentes ambientais e lideranças para serem divulgadores e mobilizadores da revitalização da bacia. O evento que está acontecendo no auditório da Faculdade de Formação de Professores da cidade, conta com representantes do sub-médio (Pernambuco e Bahia) e técnicos do Ministério do Meio Ambiente.

O prefeito anfitrião, Totonho Valadares, abriu a oficina recepcionando os participantes e falando da importância do encontro. “O município se sente lisonjeado em sediar essa oficina, cujo tema é pertinente e relevante na discussão e envolvimento de vários atores na revitalização da bacia do São Francisco”, ressaltou Valadares.

Nas Ondas do São Francisco – O projeto foi lançado em dezembro do 2009 para levar cidadania ambiental às comunidades envolvidas na programa de revitalização. Emissoras comerciais e comunitárias fazem parte de uma rede de rádio formada para informar e levar educação ambiental à população que vive e trabalha na bacia do Rio São Francisco.

Daniel Ferreira
Ascom da Prefeitura de Afogados da Ingazeira

Banco de experiências em ações de educação ambiental e rádio - Antônio Eustáquio Vieira

Nome: Antônio Eustáquio Vieira
Instituição: Movimento Verde Paracatu
Tipo: Sociedade Civil
Município: Paracatu/MG
Região fisiográfica: Alto São Francisco
E-mail: movimentoverdeptu@yahoo.com.br
Telefone: (38) 3672-1775

Experiências:

  • Produção de SPOTs educativos;
  • produção de folhetos informativos do MOVER;
  • produção de folheto e folder educativos;
  • produção do prgrama de rádio do MOVER, intitulado “MOMENTO VERDE”, que cai ao ar diariamente da 13:45 às 14:00hr pela rádio Buriti de Paracatú
Vale lembrar que esse programa de rádio leva informações de cunho ambiental para a comunidade.

Entrevista:

Banco de experiências em ações de educação ambiental e rádio - Irene Lamourier de Camargo


Nome: Irene Lamourier de Camargo
Instituição: Grupo de educadores ambientais de Luz – GEAL
Tipo: Sociedade Civil
Município: Luz/MG
Região fisiográfica: Alto São Francisco
E-mail: irenelamounier@yahoo.com.br
Telefone: (37) 3421-2168

Atividade de EA desenvolvido no município de Luz (MG) que se utilizam da comunicação via Rádio Alvorada FM, de Luz, como via de mobilização popular.

1. Construção de aquecedor solar ecológico (utilizando garrafas PET e caixas tetrapak) em um asilo, 3 cursos (oficinas) foram rralizadas para a população em geral. 8 aquecedores foram construídos e instalados. (EA não formal).

2. No grupo geral, a EA Rosiclene Gomes utilizou de rádio para fazer EA não formal e formal com seus alunos, produzindo e divulgando mensagens sobre o uso de agrotóxicos e comsumo de água, Tais trabalhos resultou com a elaboração de monografia para uso de pós-graduação no CEFET/Bambui - Projeto “Construindo pontes”, formação de EA na alto do São Francisco, MMA/EMATER-MG/FNMA.

Entrevista:

quinta-feira, 11 de março de 2010

Resultados das oficinas do Alto e do Médio São Francisco

Resultados finais obtidos pelos participantes da
Oficina de Arcos/MG
nos dias 1 e 2/março/2010
Clique na imagem para aumentar

Resultados finais obtidos pelos participantes da
Oficina de Barreiras/BA
nos dias 4 e 5/março/2010
Clique na imagem para aumentar

Parabéns aos participantes, obrigado a tod@s pelo belo trabalho e ótimos resultados!
Até as próximas Oficinas de Produção de Conteúdos de Rádio em abril.
Equipe Técnica do Projeto Nas Ondas do São Francisco.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Logísticas das Oficinas do Sub-médio e do Baixo São Francisco

Prezad@s Participantes da
Oficina de Afogados da Ingazeira, PE - Sub-medio SF e de
 Propriá, SE no Baixo SF


Afogados da Ingazeira, PE - Sub-Médio SF

Dias 15 e 16 de março de 2010

Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira
Rua Oswaldo Gouveia, s/no. Centro, Afogados da Ingazeira, PE
tel. 87 3838 1579

Lista de Hotéis e Restaurantes:

Pousada Brasilino - 87-3838-1382
Pousada Grande Rio - 87-3838-1389
Pousada e Restaurante União - 87-38384258
Pousada de Brotas - 87-3838-1214
Hotel Central - 87-3838-2960
Posada do Sol - 87-3838-2237

Propriá, SE - Baixo SF

Dias 18 e 19 de março de 2010

Hotel Velho Chico
Rod. Br-101 - Km.0 0 Propriá, SE (exato na divisa entre SE/AL, em frente a ponte)
tels. (79) 3322-4394, (79) 3322-4394

Solicitamos que TODOS os participantes estejam atentos ao cumprimento dos horários da programação:

Primeiro dia:
08:00h - abertura
12:30h - almoço
14:00h - retorno às atividades
17:00h - encerramento do dia

Segundo dia:
08:00h - continuação dos trabalhos
12:30h - almoço
14:00h - retorno às atividades
17:00h - encerramento da oficina

É fundamental a presença integral e pontual na Oficina, reiterando o compromisso desde as reuniões preparatórias em Penedo, dez/2009. Quem for viajar, recomendamos que o faça no dia anterior ao da oficina a fim de evitar atrasos.

Para aquelas pessoas que vão receber diárias via PNUD/MMA, por favor, averiguem suas respectivas contas correntes declaradas na ficha de inscrição ou caso não tenham conta corrente, em qualquer agência do Banco do Brasil no país, se a ordem de pagamento foi realizada, a partir de quarta-feira, 10/março para a oficina de Afogados da Ingazeira e 15 /março para a Oficina de Propriá. Qualquer dúvida nesse sentido, por favor, entrar em contato exclusivamente com Aline Vasconcelos (aline.vasconcelos@mma.gov.br , tel 61 2028 1143).

Recomendamos fortemente que, quem espera receber diárias pelo PNUD/MMA só viaje se estiver com as mesmas depositadas.

Seguramente, quem da sociedade civil e não morador de Afogados da Ingazeira e de Propriá que solicitou diárias pelo PNUD/MMA e está adequadamente inscrito na oficina, receberá as diárias. A pessoa é inteiramente responsável por viajar em qualquer caso diferente do que estamos descrevendo.

Esperamos que estas informações sejam suficientes. Pedimos que as pessoas responsáveis pela indicação e pela mobilização dos participantes tomem providências para que seus convidados sejam informados adequadamente sobre a Oficina.

Agradecemos antecipadamente pela atenção e pelo cumprimento efetivo das condições propostas.
Forte e entusiasmado abraço,


Equipe Técnica do Projeto Nas Ondas do São Francisco
DEA/SAIC/MMA

terça-feira, 9 de março de 2010

Listagem de instituições/espaços para o II CTV

Foi divulgada listagem com as instituições/espaços exibidores cadastrados até 08/03 no II CTV.

Para acessar a listagem clique AQUI

Verifique se possui as condições necessárias para ser um espaço exibidor AQUI

E cadastre-se AQUI

Ou acesse o blog http://circuitotelavede.blogspot.com

Ricardo Ferrão
CTV/DEA

sexta-feira, 5 de março de 2010

Projeto “Nas Ondas do São Francisco” realiza oficina em Barreiras

Texto: Jaíra Mariani
Fotos: Ronaldo Carvalho


Nos dias 04 e 05 de março, na Casa de Recursos Ambientais de Barreiras, serão realizadas oficinas sobre educação ambiental e revitalização da bacia hidrográfica do Rio São Francisco. “Nas Ondas do São Francisco” é um projeto de formação socioambiental que consiste na produção de peças radiofônicas pela própria comunidade da bacia do São Francisco para estimular participação popular em ações dos processos de gestão ambiental local. “Esse projeto é de fundamental importância não só para o município de Barreiras, mas para todos que estão localizados no Médio São Francisco, pois a oficina objetiva dar voz às comunidades da bacia do rio por meio de estimulo à produção de materiais por elas próprias”, comentou o representante da Secretaria de Meio Ambiente do Município Carlos Renan Magalhães.
Barreiras município do Médio São Francisco é sede das atividades formativas do projeto como: oficinas, veiculação de campanhas educacionais em rádios e veiculação das peças radiofônicas produzidas pelo projeto.
Durante o encontro estarão presentes membros dos comitês de bacias hidrográficas, dos poderes públicos da União, Estados e Municípios e profissionais do rádio de Barreiras, Barra Xique-Xique, Formosa, Jacobina, Luis Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Xique-Xique e Pirapora – MG.
A oficina é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente com apoio da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia – SEMA e Prefeitura Municipal de Barreiras.

Ascom Barreiras

quarta-feira, 3 de março de 2010

Projeto Ondas do São Francisco propõe conscientização ambiental em Arcos

Cristiana Teixeira

O Ministério do Meio Ambiente vai levar para outras três cidades do país as oficinas apresentadas em Arcos

Terminou ontem, 02, a primeira oficina do projeto Ondas do São Francisco ministrada no campus da PUC em Arcos. Dentre os presentes estavam representantes de ONG’s, membros da sociedade civil e poder público e representantes de rádios da região. O intuito foi promover educação ambiental e proporcionar criações para o rádio sobre a bacia do Rio São Francisco.
Claudison Rodrigues é diretor do departamento de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Ele explicou que o projeto visa divulgar por meio do rádio o trabalho realizado com os atores sociais durante as oficinas apresentadas nos cinco estados que acolhem a bacia do Rio São Francisco.
O projeto foi lançado em Penedo no mês de novembro do ano passado. Arcos é a primeira cidade a receber as oficinas que ensinam basicamente princípios ambientais, discutem problemas locais e voltam isso para as rádios de maneira informativa e educativa. Barreiras, Propriá e Afogados da Ingazeira são as próximas cidades a receberem as oficinas.
A diferencial do projeto é conscientizar ambientalmente comunidades diversas por meio do rádio. “O rádio é um veículo de comunicação que atinge grande parte da população brasileira. Em primeira etapa discutiremos questões de educação ambiental e revitalização de bacias. Na segunda etapa, quando voltarmos a Arcos traremos técnicas para criação radiofônica dos anseios levantados na primeira etapa”, explicou Claudison.
Serão cinco spots produzidos para veiculação em rádios comunitárias, educativas e comerciais. A segunda etapa acontece nos meses de maio e abril. Claudison disse que o projeto ajuda a população, por meio dos atores sociais, a fortalecer as questões fundamentais para sua realidade.
Segundo ele a sociedade precisa agir e deixar de esperar o governo. “Há vários recursos que dão para colocar em prática, bolar projetos, correr atrás de recursos. Nós damos o apoio necessário junto ao governo federal para que a sociedade exerça de maneira qualificada o seu papel junto ao governo promovendo a junção dos dois lados”, declarou Claudison.
As rádios que se interessarem podem firmar parceria com o projeto. É algo sem fim lucrativo, mas meio ambiente está em pauta no mundo todo. A prática da cidadania começa por ações que priorizam o bem estar e a qualidade de vida da população. A chancela do Ministério do Meio Ambiente é garantida aos parceiros deixando claro a credibilidade do projeto.
Foram 14 cidades do Alto São Francisco dentre elas Belo Horizonte, Arcos, Betim, Formiga, São Roque, Três Marias, Paracatu, Divinópolis, Lagamar, Iguatama, Luz, Congonhas, Bambuí e Abaeté, representadas na primeira etapa do projeto.


REVITALIZAÇÃO


O polêmico projeto de transposição do rio São Francisco é alvo de todas as rodas de discussão sobre meio ambiente. Nas oficinas não deixou de sobressair este tema. Nossa equipe perguntou a Claudison o que achar de tal projeto.
Segundo ele é preciso uma análise detalhada da situação. “Não quero entrar em detalhes, mas é preciso ver o número de beneficiados, quem serão eles, o que visa o projeto. Assim como há quem o defenda há quem morra para que não se realize. A polêmica é muito grande e como tudo na vida é preciso ver os pontos positivos e negativos”, declarou.
E revitalização foi o tema mais falado. E como explicou Claudison revitalizar não significa somente reconstituir a mata ciliar. O tratamento adequado do esgoto, o cuidado com o depósito de lixo, o uso correto dos agrotóxicos, a descarga de resíduos sólidos de maneira certa, enfim tudo isso é revitalizar.
Por mais distante que se esteja do leito do rio maior (São Francisco), sempre é bom preocupar-se. Libertar a consciência de que o município faz parte de uma bacia hidrográfica é importante. Toda ação contra algum afluente tomada na localidade vai afetar a coletividade.
A conscientização precisa deixar de ser privilégio e tornar-se disciplina obrigatória no dia a dia da população.
Acesse o blog do projeto e aproveite para obter mais informações. O endereço é http://nasondasdosaofrancisco.blogspot.com/.


Fonte: www.portalarcos.com.br

terça-feira, 2 de março de 2010

Depoimentos de participantes Arcos

"Espero que o projeto Nas Ondas do São Francisco, através da interação entre os ambientalistas e radialistas, possa multiplicar esta discussão ambiental, principalmente para a população rural que ouve muito rádio”. Ione Lamounier, professora de química na Cidade de Luz.

“Considero importante o projeto porque ele fortalece as ações de educação ambiental junto àscomunidades”. Avelino Silva - Rádio Comunitária IGUATAMA FM.

Ondas do São Francisco reúne representantes de 14 cidades do Alto São Francisco


 
Clique na foto para aumentar

O DEA Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente encerrou hoje oficina ambiental com representantes de 14 cidades da bacia do Alto São Francisco, em Arcos -MG . Primeira fase do projeto “Nas Ondas do São Francisco” o encontro que aproxima radialistas e ambientalistas desta região num esforço para revitalização da Bacia do rio São Francisco, realizou dois dias de oficinas de Educação Ambiental onde os participantes discutiram problemas e soluções ambientais, com foco em futuras ações de radiodifusão.

O encontro que aconteceu na PUC de Arcos contou com pessoas de Belo Horizonte, Arcos, Betim, Formiga, São Roque, Três Marias, Paracatu, Divinópolis, Lagamar, Iguatama, Luz, Congonhas, Bambuí e Abaeté.

No primeiro dia houve a discussão dos conceitos fundamentais de educação ambiental e revitalização de bacias, com enfase nos temas (eixos) selecionados pelos representantes da região fisiográfica do alto na fase de planejamento: Monitoramento ambiental, agricultura sustentável, educação ambiental, resíduos sólidos, recuperação de cobertura vegetal.

No segundo dia do encontro houve debate destes temas e a definição do enfoque específico que comporá a produção radiofônica que acontecerá durantes a segunda fase do projeto que acontecerá durante os meses de maio e abril.

Ainda durante o mês de março o projeto “Nas Ondas do São Francisco” segue para Barreira (BA), Afogados da Ingazeira (PE) e Propriá (SE) e em abril refará este mesmo roteiro com oficinas de rádio.

Nas ondas do São Francisco é um projeto do Ministério do Meio Ambiente inspirado no Programa nas Ondas do Ambiente, que foi criado no estado do Rio de Janeiro, quando Ministro Carlos Minc era secretário Estadual de Ambiente.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Nas Ondas do São Francisco inicia sua primeira etapa de oficinas do projeto em Arcos/MG


Iniciou hoje, 1° de março, no município de Arcos/MG, a primeira etapa de oficinas do projeto Nas Ondas do São Francisco, projeto educomunicativo do Ministério do Meio Ambiente que visa a produção de peças radiofônicas, numa ação conjunta comunidade da bacia e profissionais de rádio.

Em fala de abertura, o diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Claudison Rodrigues, fez um desafio aos presentes, dizendo que todas as condições para a realização do projeto estão dadas, e que espera-se um excelente resultado frente aos esforços que não têm sido poupados pela equipe do departamento e parceiros.

Entre os cerca de 30 participantes, estava o prefeito de Arcos, Claudenir José de Melo. Segundo ele, a indicação de seu município para sediar parte do projeto faz com que aumente ainda mais seu compromisso com as causas ambientais. “Espero estar descobrindo multiplicadores de pessoas que vão trabalhar em defesa do meio ambiente e, principalmente, educando as pessoas para viver num mundo bom. Devemos garantir para as gerações futuras um espaço ainda melhor do que hoje nós temos”, disse Melo.

O prefeito fez questão de enfatizar a atual epidemia de dengue que o país está enfrentando e reconheceu que a educação ambiental é estratégica para se vencer obstáculos como esse. Quanto à Campanha Saco é um Saco, levada pelo projeto à população do rio São Francisco, Melo disse apoiar a parceria e afirmou que, além de bonitas e bem feitas, as sacolas são agradáveis de se usar.

A oficina está acontecendo na Puc Minas – Arcos e vai até amanhã às 18 horas.

Banco de experiências em ações de educação ambiental e rádio


Cadastre suas experiências AQUI