sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MMA anuncia resultados de PPA na bacia do São Francisco

Serão divulgados números de oito anos de aplicações de recursos do Planoplurianual (PPA) da União em municípios ao longo do rio. Haverá festas em cidades de três estados

O Ministério do Meio Ambiente escolheu uma das cidades históricas mais significativas do País para anunciar investimentos feitos nos últimos oito anos na bacia do São Francisco. É que, em Penedo, pequeno município alagoano, situa-se a foz do rio, batizado pelos portugueses com o nome do santo que hoje é padroeiro da ecologia, por ter sido descoberto por eles em 4 de outubro.

A festa na cidadezinha de belos casarios e construções tombadas vai se repetir em outros municípios ao longo do rio, em Alagoas, Sergipe e Minas Gerais, e o principal foco será a prestação de contas da aplicação de recursos provenientes de dois planos plurianuais (PPA) do Governo Federal.

Aproveitando a data em que se comemora o Dia de São Francisco, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com os ministérios da Integração e da Cultura, realizam o evento “São Francisco Vive”, para chamar atenção da população sobre a necessidade de participar do processo de revitalização da bacia hidrográfica.

As ações de revitalização vão desde saneamento básico à recuperação de áreas devastadas e escavações de paleontologia. A bacia do São Francisco é habitada por cerca de 18 milhões de habitantes e abrange seis estados – AL, SE, PE, BA, MG, GO – e o Distrito Federal, em 505 municípios. São 32 sub-bacias, 168 afluentes em 2863 km de extensão.

Desde a consolidação do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, em 2004, o Governo Federal executa e apoia projetos voltados para a recuperação e conservação da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco. Os resultados serão divulgados em eventos simultâneos nas cidades de Penedo, Piaçabuçu (AL), Propriá, Amparo do São Francisco (SE) e São Roqeu de Minas.

A programação terá a participação do MMA, Ministério da Integração Nacional, Codevasf, Ministério da Cultura, IPHAN/Funarte, Ministério das Cidades, Ministério da Saúde, Funasa, Funai, Ibama, ANA, UFAL, CBHSF, Governo dos Estados de Alagoas e Sergipe, Prefeituras Municipais de Penedo-AL, Porto Real do Colégio-AL, Igreja Nova-AL, Piaçabuçu-AL, Propriá-SE, Amparo do São Francisco-SE e São Roque de Minas-MG

terça-feira, 20 de setembro de 2011

São Francisco Vive - Participe!

No dia 4 de outubro comemora-se o Dia de São Francisco, padroeiro da ecologia.


Aproveitando esta data, neste ano, o Ministério do Meio Ambiente realizará o
evento – São Francisco Vive, visando fazer um chamamento à população para participar do processo de revitalização da bacia hidrográfica, a partir da realização de várias
atividades em diversos pontos da bacia.


Pretende-se por meio deste evento, compartilhar informações quanto às ações em
andamento no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em prol de sua revitalização. Hoje, sete anos após ser desencadeado o processo de
revitalização do rio, uma nova realidade socioambiental já começa a se desenhar
na Bacia do rio São Francisco.
Foram escolhidos dois polos regionais para sediar as principais atividades do São Francisco Vive: São Roque de Minas-MG e Penedo-AL.


Contamos com sua presença neste dia em prol da revitalização do Rio São Francisco.

Data: 04 de outubro de 2011 (terça-feira)

Objetivo: O principal objetivo do evento é promover ações de articulação,
mobilização e integração dos diversos atores sociais da bacia do São Francisco,
buscando o fortalecimento da revitalização em todos os seus aspectos e
potencialidades

Locais: Alto São Francisco - nascente (São Roque de Minas/MG) e Baixo São
Francisco - foz (Penedo/AL).
PROGRAMAÇÃO
(preliminar)


9h00 às 10h00: Apresentações culturais e diálogos sobre as ações de
revitalização em andamento na bacia hidrográfica

10h00 às 10h30: Plantio de mudas de espécies nativas

10h30 às 11h00: Peixamento com espécies nativas do rio São Francisco

11h00 às 11h30: Ato político-institucional

11h30 às 12h00:Culto ecumênico

12h00: Abraço coletivo no rio