segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Lançado Programa Nas Ondas do São Francisco


O Ministério do Meio Ambiente lançou, na sexta-feira (4/12), às 10h, no Theatro 7 de Setembro, em Penedo (AL), o programa Nas Ondas do São Francisco. Por meio de spots de rádio, feitos pela comunidade, o programa vai conscientizar a população para a participação social na gestão ambiental local, além de estimular a adoção de ações socioambientais no dia a dia. Os spots no rádio serão feitos pela própria comunidade.

Na quinta-feira (3/12), a equipe do Departamento de Educação Ambiental (DEA) do MMA se reuniu com representantes da sociedade civil e de 15 rádios, dos cinco estados onde passa a bacia do São Francisco, para fechar a parceria. A idéia é que cada participante transmita o programa Nas Ondas em sua região a fim de ampliar os parceiros.

O Nas Ondas do São Francisco usa a política Educomunicação Socioambiental para transmitir à sociedade a importância dos cuidados com o meio ambiente. Segundo o diretor do DEA, Claudison Rodrigues, foram definidos alguns temas prioritários para os spots, como pesca, uso do solo, recursos hídricos, clima e agricultura sustentável.

Participam do projeto rádios públicas, privadas e comunitárias. Para Rodrigues, o envolvimento de todos os atores vai fazer com que as informações ambientais cheguem a toda a população da bacia do Velho Chico. O objetivo é dar voz às comunidades da bacia do rio e conscientizá-las da importância de sua participação nos processos de gestão ambiental locais.

Foram produzidas cinco peças, que até março vão apresentar o programa nas Ondas do São Francisco para os cerca de 13 milhões de habitantes que vivem na área da bacia do rio. Esses primeiros spots foram feitos de graça e contou com a participação do ONG Vila Rio e do cantor Lenine.

As rádios que participam da ação receberão o "Selo Instituição Parceira da Revitalização do São Francisco", além de ter acesso a outros materiais em linguagem radiofônica sobre a temática ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário