terça-feira, 25 de maio de 2010

Pescadores do Médio São Francisco terão curso sobre pesca sustentável

O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), realiza, de 25 a 28 de maio, o primeiro curso de Formação Socioambiental para Pescadores Artesanais do Médio São Francisco, em Xique-Xique (BA).

A pesca artesanal, considerada fonte de alimento e sustento para as populações de pescadores da bacia hidrográfica do Rio do São Francisco, tem sofrido intenso declínio nas últimas décadas. Várias e múltiplas são as pressões (econômicas, ecológicas e culturais) a que esta atividade está submetida, afetando enormemente a sua manutenção.

O curso, uma atividade destinada à revitalização do Velho Chico, visa iniciar um processo de formação de pescadoras e pescadores artesanais da região fisiográfica do Médio São Francisco, de modo a assegurar a sustentabilidade socioambiental e o fortalecimento da atividade pesqueira, para em seguida dar continuidade à formação dos demais atores que vivem dessa atividade na comunidade até atingir a totalidade da região.

Na programação estão previstas apresentações sobre a Lei de Crimes Ambientais, a cadeia produtiva para criação de abelhas nativas, alternativa de geração de emprego e renda para além da época do defeso; diálogos sobre educação ambiental para surgimento de sociedade sustentável na região; exibição de vídeos seguidos de debates, bem como atividades em grupo para elaboração de estratégias a serem implementadas em médio em longo prazos.

Para estruturar o curso foram considerados os dados do primeiro Censo Estrutural da Pesca na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, resultado do convênio do MMA, por intermédio do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas em situação de Vulnerabilidade e Degradação Ambiental, com o Ibama para realização e execução do Projeto de Estatística de Desembarque Pesqueiro para a bacia, que proporcionou a base do conhecimento para a gestão do uso sustentável dos recursos pesqueiros.

Divulgado em 2006, o Censo teve como objetivo caracterizar os locais de desembarques, as embarcações e artes de pesca empregadas, as pescarias e as espécies capturadas, além dos produtores, para delinear e executar um sistemático programa de monitoramento da atividade pesqueira, capaz de permitir o controle dessa atividade no rio e assegurar a sua sustentabilidade.

O curso é apoiado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá-BA), pelos municípios baianos de Barra, Morpará e Xique-Xique, e conta com a participação de 50 representantes das colônias e cooperativas de pesca dos três municípios, indicados a partir do papel de liderança que desempenham junto à comunidade e ações ambientais que desenvolvem na região.


ASCOM/MMA


Contato:

Adalcira Santos (MMA) - (71) 9936-2901

Nenhum comentário:

Postar um comentário