segunda-feira, 20 de setembro de 2010

II FORMAÇÃO CONTINUADA DO COLETIVO EDUCADOR DO TERRITÓRIO DO ALTO SERTÃO SERGIPANO



No dia 31 de agosto de 2010 aconteceu a II Formação Continuada do Coletivo Educador do Território do Alto Sertão Sergipano no município de Poço Redondo-SE no Centro Profissional Dom José Brandão de Castro, com presença permanente de representantes da comunidade, Emdagro, Sindicatos, ONGs, professores e alunos.

Após a abertura com autoridades presentes, apresentou-se o grupo teatral Raízes Nordestina Mirim do Povoado Queimadas - Poço Redondo, coordenados pelos instrutores do Projeto Dom Helder Camara com o tema: Meio Ambiente.

A palestrante Iva Melo do Projeto Dom Helder Camara deu continuidade falando sobre o Manejo da Caatinga.

A professora bióloga Marlívia Feitosa da rede municipal de Poço Redondo falou sobre o tema: Ampliando o Conhecimento Sobre o Bioma Caatinga no Ensino Fundamental.

Os especialistas em educação ambiental, os professores Edimilson Moreira e Edilma Zacarias da rede municipal de Poço Redondo abordaram o tema: A Escola em Ação Ambiental para Convivência com o Semi-árido e Desenvolvimento Sustentável na Região de Sítios Novos – Poço Redondo.

A mestra em agro ecossistema professora Glenda Marinho da rede estadual – SE, trabalhou com o tema: Suinocultura e o Meio Ambiente.

Na parte da tarde fomos conduzidos a Grota do Angico que fica em meio à caatinga próxima ao Rio São Francisco. O acesso até a Grota se dar por meio de trilha.

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), inaugurou no dia 28/04/2010, o “Monumento Natural Grota do Angico”, área situada na divisa dos municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco. A data da inauguração marca o Dia Nacional da Caatinga.

O Monumento Natural Grota do Angico é uma unidade de conservação da natureza sancionada pelo governador Marcelo Déda, em 21 de dezembro 2007, para proteção de 2.138,00 hectares de Caatinga. Com um investimento de R$ 563.405,12, a infra-estrutura do Monumento Natural Grota do Angico contempla um conjunto de edificações com Pórtico, sede administrativa, escritório, mirante, laboratório e alojamento para técnicos e pesquisadores.

A unidade de conservação tem como objetivo preservar o sítio natural existente na Grota do Angico e seus valores culturais associados, mantendo a integridade dos ecossistemas naturais da Caatinga para o desenvolvimento de pesquisa científica, educação ambiental, eco turismo e visitação pública. Além da riqueza biológica, a área protegida do Angico é reconhecida pelo seu valor cultural e histórico, pois abriga a Grota do Angico, local onde ocorreu a morte de Lampião, de Maria Bonita e de parte do bando.

Givaldo Alves Santiago

Coordenador de Educação Ambiental

Diretoria Regional de Educação – DRE’09

confira as fotos do evento:

http://www.4shared.com/dir/4VgZRGlk/Coletivo_educador_Alto_Serto_S.html


Um comentário: