sexta-feira, 23 de abril de 2010

Comunidades do Sub-Médio e Baixo São Francisco participam das oficinas de rádio do projeto “Nas Ondas do São Francisco”

Durante os dias 26, 27 e 28, a equipe do projeto “Nas Ondas do São Francisco”, do Ministério do Meio Ambiente em parceria com as comunidades da bacia do rio São Francisco, estará em Afogados da Ingazeira/PE realizando mais uma etapa do projeto: a oficina de produções radiofônicas.

Nessa oficina, membros da comunidade, do comitê de bacias, ONGs, poder público e profissionais de rádios parceiras aprenderão sobre o uso de técnicas e recursos radiofônicos, redação, impostação de voz, roteiro e edição. Dentre os resultados esperados está a produção de cinco spots sobre educação ambiental e revitalização, que farão parte da Campanha Educomunicativa de Meio Ambiente em prol à Revitalização. Na Campanha serão veiculados os spots produzidos pela comunidade de toda a bacia.

Participam da oficina de Afogados da Ingazeira cerca de 35 convidados. Na próxima semana, a equipe do MMA estará em Propriá/SE, região do Baixo São Francisco, finalizando mais essa etapa. Dessa última participarão cerca de 45 convidados.

Em junho, durante os dias 7, 8 e 9, será realizada a oficina de avaliação, no município de Pirapora/MG.

Os participantes e municípios onde ocorreram as oficinas foram indicados por representantes da própria comunidade da bacia, durante encontro ocorrido em dezembro de 2009, específico para discutir a proposta de implantação do projeto na bacia.

O Nas Ondas do São Francisco se fundamenta em uma proposta de Educomunicação Socioambiental, tendo o rádio como ferramenta educomunicativa de estímulo às comunidades, para que participem nos processos de desenvolvimento locais, levando em consideração suas relações com os seus rios e com a bacia hidrográfica, bem como garantia do direito à informação.

A Campanha, que é parte do projeto como um todo, é promovida pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, e pelo Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O Projeto Nas Ondas do São Francisco foi lançado em 4 de dezembro de 2009, no município de Penedo/AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário