domingo, 22 de novembro de 2009

Próximos passos do Projeto


" A Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) e a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), agradecem a participação e o apoio recebidos para as reuniões de planejamento e o lançamento do Projeto “Nas Ondas do São Francisco”, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2009.

O Ministro Minc e a Secretária Samyra Crespo acompanham par-e-passo os movimentos do Projeto, com confiança no sucesso geral que este trabalho pode trazer, além dos resultados positivos que este esforço conjunto que está sendo realizado com tanto empenho já oferece.

Dentre alguns do resultados obtidos pelos eventos, que contou com a presença de representantes governamentais, não governamentais, do Comitê de Bacia do Rio São Francisco e de rádios de todas as regiões da bacia hidrográfica do rio São Francisco:

  • foi definido participativamente o cronograma do Projeto em 2010, suas abordagens temáticas, assim como as atividades nos respectivos municípios sedes do Projeto;
  • foram apresentados os dois selos criados para estimular e agregar parcerias ao Projeto: Instituição Parceira e Rádio Parceira da Revitalização do São Francisco;
  • foram assinados 17 termos de adesão de rádios e estas estão comprometidas em engajar outras rádios de suas regiões fisiográficas ao longo do período de implementação do Projeto até julho de 2010;
  • foram lançados 8 "spots" para campanha educativa em prol do meio ambiente da bacia (3 dos quais oferecidos pela parceria com as rádios que participaram dos eventos);
  • foi lançado o "blog" do Projeto.

As rádios continuam seu trabalho de divulgação dos "spots" e mobilização de outras rádios para comporem a parceria. Há agora o desafio de mapear e convidar as rádios comunitárias para se engajarem.

Lembrando a todos que 20/12/2009 foi a data acordada para a confirmação das cidades-sedes dos eventos, fica informado que o DEA não recebeu nem da equipe do sub-médio nem do baixo, as respostas que estavam pendentes neste sentido. Como ficou também acordado, que neste caso, serão consideradas sedes as cidades indicadas pelo MMA, respectivamente, Afogado da Ingazeira, PE e Propriá, SE.

O DEA fará ainda, por região fisiográfica, as articulações instuitucionais com os municípios, estados e as entidades que deverão participar da realização do Projeto, seja como apoiadores seja como convidados no âmbito das 10 vagas das oficinas destinadas ao poder público.

Em janeiro, vamos disponibilizar um passo-a-passo da mobilização, com o arquivo de solicitação de viagem do PNUD fazendo o papel de "ficha de inscrição". O envio da ficha preenchida corretamente até o dia 10"2"2010 garantirá que as passagens e as diárias sejam tramitadas ANTES das primeiras Oficinas em março, prevenindo e evitando atrasos e dificuldades. Será enviado também, uma lista de checagem dos itens de logística que cada oficina vai necessitar que seja providenciado local"regionalmente.

O DEA/SAIC conta com a continuidade do apoio e a colaboração das pessoas e instituições envolvidas nas próximas etapas do Projeto e está à disposição para contato e esclarecimentos pelo endereço eletrônico ondas.sf@mma.gov.br. As informações atualizadas do Projeto estão sendo postadas e podem ser acessadas através do blog:

http://nasondasdosaofrancisco.blogspot.com

Por fim, a equipe técnica do Projeto, grata e confiante com os resultados obtidos nesta primeira fase, deseja de coração boas festas, feliz 2010 para toda(o)s e espera re-encontrá-la(o)s muito em breve!

Forte e carinhoso abraço com as melhores saudações,

Andréa Carestiato
DEA/SAIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário