sábado, 20 de março de 2010

Rádio Penedo FM representa Baixo São Francisco em encontro do MMA


Realizada com a participação de representantes dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, além de Organizações Não-Governamentais – ONG’s, Poder Público, pescadores, índios e rádios, aconteceu nos dias 18 e 19 de março, no município de Propriá, em Sergipe, mais uma reunião do projeto “Nas Ondas do São Francisco”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) que visa elaborar spot’s (fonograma utilizado como peça publicitária em rádio) com temas educomunicativos em defesa da preservação da Bacia do São Francisco.
Técnicos do Ministério do Meio Ambiente discutiram durante os dois dias, propostas que levassem a elaboração dos spot’s, programados para começar a veicular a partir do mês de julho de 2010. Para o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, Fernando Veras, o projeto “Nas Ondas do São Francisco” é uma oportunidade única, onde os técnicos do MMA conhecem de perto os problemas regionalizados, vividos pela comunidade ribeirinha que residem nas regiões da Bacia do Baixo São Francisco.

Apesar do município de Propriá sediar duas rádios, apenas a Rádio Penedo FM participou do encontro, sendo a única representante do Baixo São Francisco. A Propriá FM confirmou a participação no projeto, no entanto, informou aos organizadores que não poderia participar do encontro realizado em sua própria cidade.

Além da Rádio Penedo FM, outra emissora alagoana que também participou dos debates foi a Delmiro FM, representada ainda com sua AM. A cidade de Nossa Senhora da Glória esteve presente com a Rádio FM Boca da Mata e o Estado da Bahia participou do encontro com a Terra Nova FM, parceira do projeto desde o seu lançamento.

O prefeito de Propriá, Paulo Britto (PT) não participou da abertura do evento, sendo justificada sua ausência por seu Secretário de Municipal de Cultura e Meio Ambiente, Martinho José da Silva. Por ele foi informado que o chefe do executivo municipal esteve no momento da abertura da reunião, com um promotor de justiça que impetrou ação civil pública contra o município pedindo a retirada dos lavadores de carros das margens do Rio São Francisco.

A terceira e última reunião que será realizada no Baixo São Francisco antecedendo o lançamento oficial dos spot’s nas rádios está programada para acontecer no mês de maio.

O Projeto

“Nas Ondas do São Francisco” é um projeto educomunicativo que tem o rádio como ferramenta de estímulo às comunidades, para que essas participem nos processos locais de desenvolvimento, levando em consideração suas relações com os seus rios e com a bacia hidrográfica.

por Rafael Medeiros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário